O papel do dentista junto ao paciente que sofre de bulimia

A bulimia é uma séria doença psiquiátrica e que pode ser identificada em uma consulta odontológica porque o bulímico(a) apresenta alterações dentárias notáveis.

Durante o atendimento  as faces dos dentes devem ser analisadas no exame clínico. Uma desmineralização no esmalte, sem causa aparente, pode ser um indício da bulimia. Nessa situação a orofaringe estará constantementee irritada, mostrando o esforço feito para induzir o vômito.

Nos casos mais avançados, com exposição do conduto nervoso do dente, e outros em que a cúspide palatina fica totalmente corroída. Tudo isso devido aos constantes episódios bulímicos em que se tenta compensar com o vômito o comer compulsivo. O ácido clorídico que chega a boca durante o vômito que leva a esse desgaste

Esse é um problema que deve vir a cabeça do dentista principalmente em casos de jovens, abaixo do peso ou com uma grande preocupação com a estética, e que tenham desgastes ou outros problemas dentários não justificados com outras causas..

O dentista deve encaminhar tais jovens para um atendimento psiquiátrico, onde o psiquiatra será o responsável pela equipe multi-disciplinar que tratará da pessoa com bulimia.