O que é uma ponte – um termo bem usado pelo seu dentista

A perda de dentes tem um grande impacto na saúde dentária e na aparência pessoal da pessoas que os perde. Quando faltam um ou mais dentes, os restantes podem sair da sua posição, o que pode levar a alterações na mastigação, perda de mais dentes, cárie e doenças das gengivas.

Quando se perde um dente, o dentista pode recomendar a colocação de uma ponte. Quando se coloca uma ponte, os dentes (pilares protéticos) em ambos os lados do espaço vazio são cobertos com coroas (capas/mantenedores de espaço), e um dente artificial (pôntico) é submetido às coroas.

Inicialmente, o dentista vai preparar os dentes de cada lado do espaço para receberem coroas e faz um molde de toda a área. Depois ele enviará esse molde ao protético.

A colocação de uma ponte pelo dentista

Enquanto a coroa é feita pelo protético, o dentista colocará uma coroa temporária, popularmente chamada de dente provisório, feito de resina ou metal . Como o seu nome diz, ela não é definitiva e não deve ficar na sua boca apenas o tempo necessário para que o protético apronte a definitiva.

Quando a coroa definitiva estiver pronta, o dentista vai retirar o dente provisório e irá ajustar e colocar a ponte fixa.

A ponte fixa, ou permanente, colocada